Wireless na prática e sem teoria.

Posted on July 16th, 2007 in dia-a-dia,internet,wireless by tiengo

Quase 2 meses depois, um novo post. Acreditem ou não, esse eu comecei a escrever no dia 29 de junho, 1 mês exatamente depois do último post e só terminei hoje. Mesmo de férias eu consigo ser enrolado com isso, é impressionante =). Mas deixa isso pra lá, tô feliz hoje também, é bom demais dar um chocolate na Argentina. Eles não aceitam perder mesmo, ficam falando que é falta de sorte, SE a bola na trave tivesse entrado, se não sei o que. Tem nada de SE não, são ruins e pronto, se fosse pra colocar um monte de SE era pro Brasil ter metido 30 neles. Mas deixa pra lá… são argentinos… =b brincadeira, vai que algum argentino entra aqui, vou apanhar depois… =b.

Mas, hoje vim decidido falar sobre a rede sem fio que montei entre 3 empresas e a minha casa, e não futebol. Foi um trabalho de muita pesquisa antes de colocar em prática, visto que não podemos levar em consideração somente teorias. O negócio é colocar a mão na massa, testar e chegar às suas próprias conclusões, montando um esquema que atenda as suas necessidades.

O que eu precisava? Então… trocamos o programa de gerenciamento e iriamos precisar interligar a matriz e as filiais para que trocassem entre si as informações sobre venda, estoque e assim por diante. Bom, daria para fazer tudo via internet, tudo muito fácil, ma$, o link mais barato que temos para empresa na cidade é de de 64k e custa R$ 50. Na matriz, precisariamos de um IP válido para que as filiais acessassem , ou seja, teria que ser uma Velox ou outra coisa do tipo, e saíria ali por R$ 100.

Então foi quando me veio a idéia, para que pagar um link de Internet para cada loja sendo que podemos interligar as três em uma rede local via Wireless? Comecei a pesquisar então tudo que poderia achar sobre Wireless, como funcionava, consultei amigos e pessoas que tinham experiência na área. Ouvi de tudo, desde que não iria funcionar até que funcionaria muitissimo bem. Quando começou a divergir muito as opniões resolvi dar a cara a tapa e arriscar.

Primeiro teria que achar um ponto que tivesse visada limpa para as 3 lojas, coincidência ou não, meu prédio é um dos mais altos da cidade e consigo enxergá-las perfeitamente. Depois vem a escolha dos equipamentos, que não poderia ser tudo do bom e do melhor para não estourar o orçamento. E por último, achar alguém que me ajudasse com o trabalho duro e colocar as antenas no lugar =).

Nas lojas, depois de muita pesquisa, optei por colocar em todas elas:
1 Access Point Zinwell 120.
1 Antena Zirok 24dBi.

No meu prédio, o central:
1 Computador AMD K6 II 500 com 64MB de RAM rodando RouterOS da Mikrotik
1 Antena Setorial de 90º de 14dBi da Hyperlink
1 Placa Wireless Dlink DWL G520 108mpbs
1 Placa de Rede SiS 900 10/100mpbs

Da antena central desce um cabo até meu apartamento, onde está ligado ao meu roteador que estará distribuindo a Internet para todos os computadores da rede. Confesso que fiquei satisfeito com o resultado, não é a mesma coisa que uma rede cabeada é claro, mas atende as minhas necessidades.

Da minha casa para a matriz, que fica na frente da antena, que é o ponto mais forte dela, eu consigo transferir arquivos na faixa de 1300KB/s e o envio fica na faixa de 600KB/s. As outras 2 filiais, como estão exatamente no limite da antena, fica um sinal bem mais fraco, consigo receber na faixa de 350KB/s e o envio fica próximo dos 150KB/s. Nenhuma delas está tão longe da central fisicamente, a matriz fica a 800m, uma filial fica a 850m e a outra está a 1km. Interferência tem também, a banda 2.4Ghz aqui na minha cidade é bem poluída, mas ainda tem alguns canais que não estão tão sobrecarregados assim.

Procurando pela net algumas dicas para aumentar o desempenho, me indicaram a compra de uma antena com um ângulo maior, tipo 120º e também de maior potência. Ainda não procurei fazer essa alteração visto que o preço dessa antena não é tão acessível assim, mas isso é um projeto para o futuro =).

Bom galera, é isso. Para quem tem interesse e curiosidade em montar uma rede sem fio, tá aí a minha experiência na área. Dá pra ver que realmente funciona=b. Eu pelo menos estou satisfeito, apesar de não ser da melhor qualidade o sinal. Quanto tiver uma liberação de verba por parte da empresa, eu tento melhorar os equipamentos. =).

Ai embaixo tá umas fotos da instalação, e qualquer sugestão é muito bem vinda =). Até mais…


Filial I


Filial II


Filial II


AMD K6 II 500Mhz c/ RouterOS


Antena Central


Antena Central de frente

6 Responses to 'Wireless na prática e sem teoria.'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Wireless na prática e sem teoria.'.

  1. aissegoo said,

    on July 17th, 2007 at 8:44 am

    heauheauheaueauhea
    quanto mais a gente mexe com wireless mas a gente descobre que é muito complexo, mas a porcaria funciona mesmo, não é brincadeira 😀
    o projeto da droganossa uaifai ficou massa!!!! parabens mais uma vez. agora só precisa deixar eu puxar uma anteninha la de casa (sim, eu corto o topo do morro e derrubo as casas contidas nesse local) e vc liberar meu acesso, q tal? a gente joga CS depois e eu deixo vc ganhar heauheauheahuea

  2. tiengo said,

    on July 18th, 2007 at 11:20 am

    huhuhu por mim podemos puxar a antena logo, é só a sistemall bancar o desalojamento das familias no morro e está tudo bem, vamos poder jogar cs sem lag =bbbbb ai vc pode ficar treinando pra não perder mais =)
    Valeu fio!!!

  3. Cesar said,

    on October 31st, 2007 at 1:08 pm

    cara me passa por email os nomes dos equipamentos que vc utiliza o qual e a potencia dele e quantos quilometro quadrado atinge? se for possivel é claro!!!

    tambem gostaria de sabem se tem como colocar algum jogo, para que os clientes pudesse jogar em rede???

  4. wallace said,

    on July 27th, 2008 at 12:32 pm

    Amigo ficou legal . mas essa antena na central poderia ser outra direcional , de 24dbi , , pq vc ta ligando um mulltiponto , mas ficou massa sua ideia . sucessos ai .

  5. ronaldo said,

    on December 13th, 2008 at 1:30 pm

    poxa gostei muto desse sistema ai mas eu tenho um desafio aq p todos que trab com redes sem fio minha rede est cobrindo uma area de 3 a 4 km por 2 de largura mas tenho antena com 600 mts s visada e nao funciona ma as outra a 3 km funciona sem visada meu anplificador de 1 miliwats nao fas com q a de 600 funcione w fasso.

  6. ronaldo said,

    on December 13th, 2008 at 1:33 pm

    poxa gostei muto desse sistema ai mas eu tenho um desafio aq p todos que trab com redes sem fio minha rede est cobrindo uma area de 3 a 4 km por 2 de largura mas tenho antena com 600 mts s visada e nao funciona ma as outra a 3 km funciona sem visada meu anplificador de 1 miliwats nao fas com q a de 600 funcione w fasso.estou montando um sev p jogar cs aq no barro vai funcionar no k6 2 500.

Post a comment