Gentoo x Ubuntu 7.04 Beta – Feisty Fawn – Parte I

Posted on April 7th, 2007 in dia-a-dia,gentoo,internet,linux,ubuntu by tiengo

Powered By Gentoo Esse post pode soar um pouco estranho para os que me conhecem, já que alguns sabem que sou um usuário fiel (quer dizer, era) do Gentoo. Já utilizei o Ubuntu uma vez, a versão 5.04, mas foi apenas curiosidade, nem cheguei a instalar no meu computador. Mas dessa vez o interesse foi maior, já que no meu estágio todas as máquinas clientes têm o Ubuntu 6.06 TLS instaladas, então me senti um pouco “obrigado” a me familiarizar com a distribuicão.

Tenho um DV6120, um notebook da HP, e a única versão que funcionou perfeitamente, sem nenhum esforço de minha parte foi a 7.04, que até o presente momento ainda está em sua versão beta. Confesso que fiquei um pouco surpreso com os recursos que estão disponíveis nessa versão. Para quem está acostumado com a velha briga com o Gentoo para a configuracão do Linux, esse Ubuntu é uma mão na roda, uma não, duas mãos e os dois pés.

Para começar, é só baixar a imagem do CD, gravar e rodar o Live-CD. Aqui no meu caso, quase todos as parafernalhas do notebook foram detectadas, só faltou a placa de rede sem fio, que foi detectada mas não funciona direito. Para instalar, bastam somente dois leves cliques em cima do ícone “Install” e pronto, um guia irá te ajudar até o fim do processo. Nada de compilações e mais compilações como no Gentoo, é tudo rápido e em no máximo 30 minutos seu sistema está pronto para ser utilizado. O interessante é que nessa nova versão tem até um ajudante para transferir seus documentos da sua instalacão do Windows para o Linux.

Depois que instalei, fui verificar mais a fundo como está essa versão. Primeiro fiquei um pouco surpreso, de novo, quando vi que todas as teclas de atalho no teclado do notebook já estavam funcionando, e ainda aparece um aviso na tela mostrando o volume atual =). Instalei os drivers da Nvidia e fui ver o tal do “Desktop Effects”, para quem já seguiu diversos tutoriais para instalar o XGL, vai ficar um pouco de nariz torto ao ver que com todas aquelas linhas se resumem em apenas dois cliques. Esse recurso ainda está em versão de testes, mas aqui comigo ainda não tive problemas, está funcionando perfeitamente.

Por enquanto meu post fica por aqui, na continuação contarei como estará o resto da configuração do sistema, inclusive a rede sem fio, que no meu caso teve uma pequena briga para fazer funcionar.

6 Responses to 'Gentoo x Ubuntu 7.04 Beta – Feisty Fawn – Parte I'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Gentoo x Ubuntu 7.04 Beta – Feisty Fawn – Parte I'.

  1. William said,

    on April 10th, 2007 at 7:33 am

    Eu tenho um notebook desse tbm, testei o 7.04 e não funcionou, mas isso já faz algumas semanas, tentei com o alternate recentemente e não deu tbm.

    Acho que vou baixar o liveCD de novo. Estou tendo muitos problemas para achar uma distro boa para este notebook, eu usava o arch, mas a versão 0.8 não é mais compatível, até o CD de instalação não roda mais, e a que se comportou melhor nele até agora foi o zenwalk, mas o zenwalk é muito ruim para instalar programas que não estão na base de dados do zen, e na base deles só tem poucos programas.

    valeu pela dica, vou tentar o ubuntu de novo.

  2. mchiareli said,

    on April 10th, 2007 at 8:39 am

    tiengo blz….

    o seu note é 6120br?

    está funcionando o 3d desktop normalmente?

    no meu note (esse msm modelo) não consigo instalar nem ferrando os drivers da nvidia…

    pode add no gaim… para trocarmos umas ideias??

    msn/gaim – belamorte@globo.com
    skype – mchiareli
    email – mchiareli@gmail.com

  3. William said,

    on April 10th, 2007 at 9:08 am

    O acpi está funcionando corretamente?
    Pq o indicador da bateria me faz falta se não estiver funcionando, no fórum do ubuntu me falaram que tem que rodar o liveCD com noapic e que o indicador da bateria fica indicando valores errados.

  4. Carlos said,

    on April 10th, 2007 at 6:24 pm

    è com muita pena que ainda continua a ver o wireless a não funcionar no ubuntu….em casa tenho rede wireless e com ubuntu não há net para ninguém….é mesmo pena…

  5. aissegoo said,

    on April 11th, 2007 at 12:09 am

    Fala sócio!!!!!!!!

    Eu sou fã de Ubuntu já não é de hoje :) Tenho até adesivo do Ubuntu aqui no meu tibuki. Pra mim a única distro feita até hj q pode concorrer com o Windows em facilidade para usuário ‘não-interessado’. Ubuntu é o que há… querendo colocar ele aqui denovo :)

  6. oscar said,

    on April 28th, 2007 at 11:07 pm

    Tb tenho um dv6120 e o ubuntu roda bem no live, mas na instalação o X não quiz funcionar de forma nenhuma.

Post a comment