Uso Slackware, eu sei compilar? Ahh, vai a m****.

Posted on May 24th, 2007 in dia-a-dia,gentoo,linux,ubuntu by tiengo

Odeio comentar esse tipo de assunto, pra mim gosto é que nem bund*, cada um tem o seu e pronto. Mas me revolta quando as pessoas se atacam por não concordar com o que uma pensa ou gosta. Alguém se lembra quantas milhares de centenas de pessoas já morreram em conflitos religiosos? Tá, pode ser exagero, mas porque alguém que defenda sua distribuição Linux estará livre de algum dia ter um surto e atacar fisicamente um usuário de uma outra distribuição que não lhe agrade e contradiz aquilo que ele acredita e confia?

Vamos voltar para o começo… estou falando isso porque vi esse post enquanto estava no site Ubuntu-br. Ele comenta sobre essa sequência de fotos que alguns usuários do Slackware tiraram com os CD’s do Ubuntu, os quais são distribuídos gratuitamente para ajudar o crescimento do nosso Linux. Ok, pode ter sido divertido para eles tirarem essas fotos, eu imagino isso porque um dia na vida já fiz isso, já tirei fotos sem sentidos, “divertidas” para quem tira, mas jamais ataquei ou ofendi alguém com elas.

Não vamos ser ignorantes… cada um usa o que quer. “Eu uso Slack, eu sei compilar?” Pô, se enxerguem, século XXI, hoje todo mundo quer as tarefas prontas para ontem, querem praticidade, ninguém tem tempo a perder, para que ficar baixando pacote por pacote e tentar ficar resolvendo problemas de compilação? Se um outro administrador está do seu lado, competindo com você e entrega um servidor e um laboratório pronto bem antes porque não teve esses problemas, você tá fora, é a realidade. As distribuições estão aí para isso, cada uma tem a sua finalidade. Se no trabalho é melhor Ubuntu, use Ubuntu, se na sua casa você prefere Slackware, use Slackware.

Aqui no meu estágio, eu instalei nas máquinas clientes o Ubuntu e no servidor o Gentoo. O chefe vem e me pede, “quero tal programa”, ok, alguns minutos já está tudo instalado. Agora mude a situação, deixe as máquinas com Slackware, em quanto tempo eu conseguiria deixar isso tudo pronto? Te garanto que iria demorar mais do que demora
atualmente, e ele não vai querer como resposta “só um minuto, estou tentando resolver uns desses 1276 problemas da instalação, amanha tá tudo pronto”. Cá para nós, está óbvio que nem Slackware, nem Gentoo iria me atender nessas máquinas clientes. O servidor, como é algo mais importante, eu optei pelo Gentoo por já estar acostumado, sei onde está tudo, não vou precisar ficar procurando, por exemplo, onde está o maldito arquivo que seta as configurações da rede. Todo mundo tem a sua preferida, ela é a minha, e atende as minhas necessidades =).

Eu não estou aqui para atacar Slackware, Ubuntu, Debian, Kurumin só porque gosto do Gentoo, só estou falando isso para deixar bem claro a minha indignação em relação a esse tipo de atitude como as da foto. Por que ele não usou esse tempo para fazer algo produtivo? Alguma coisa faça a diferença na vida dele e de outras pessoas? Faça-me o favor, né? Brincar e provocar é normal, sempre provoco o Gustavo por usar o Debian, apesar do Gentoo não estar longe do Debian =), mas é brincadeira, não passa de uma distração, respeito o seu gosto e em momento algum nos ofendemos com isso.

Só para terminar e reforçar o que já disse lá em cima. Cada um usa o que lhe melhor atende, o que melhor lhe agrada, e mais, se uma vai resolver o seu problema em um espaço de tempo menor do que a outra, para que ir pelo caminho mais longo. Acho que é burrice… ou estou errado? Tecnologia tá aqui para facilitar nossa vida, nos ajudar a resolver problemas que antes levavam dias para serem resolvido. Acho que tá na hora desse povo largar mão ter cabeça de ervilha, e começar a ver que o mundo já não é mais como em 1996. Dê um CD do Slackware, Gentoo e Ubuntu para um usuário de Windows, totalmente leigo em Linux, com qual você acha que ele ficaria? Difícil a pergunta não? Te dou um segundo para pensar.

Tá aí o que penso, tentei não falar mal de uma distribuição ou outra e sim mostrar o que penso a respeito desse assunto. Até o próximo post, daqui uns dias, porque já vi que nao sou capaz de postar diariamente, o caboclo enrolado… =)

Ah sim, só mais uma coisa… todo Slackare é igual ao Slackware do vizinho, o mesmo acontece com Ubuntu, Fedora, Kurumin, mas nenhum Gentoo é igual, te garanto que o meu é diferente do dele. Isso sim é customização… é diversidade… … … … calma… brincadeirinha… só para discontrair =). Abaixo as fotos nada a ver que eu já tirei e citei no começo, veja como eu não tinha mais o que fazer… ô vida boa… =))).


Queimando a rosca…


Dando ré no kibe…


Afogando o ganso no motel (aquilo na mão é um ganso sabonete sim)…


Avião que caiu na floresta…

 

 

2 Responses to 'Uso Slackware, eu sei compilar? Ahh, vai a m****.'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Uso Slackware, eu sei compilar? Ahh, vai a m****.'.

  1. aissegoo said,

    on May 26th, 2007 at 12:08 pm

    heauheauhea Cara, essas fotos aí do final quebraram totalmente a seriedade do post 😀
    Mas aproveitando o assunto… Esses babacas como os que vc citou só fazem com que a comunidade linux deixe de crescer. Realmente bando de nerds imaturos que ficam trancados no quarto achando que são OS CARAS enquanto um debian-user ou até kurumin-user ganha dinheiro com isso. Lamentável!! Eu sou fodão pq sei compilar? Então fica compilando quieto no seu canto. A gente brinca bastante sobre o Gentoo e o Debian, mas reconheço as vantagens do Gentoo, como no caso SSL dessa semana, mas acredito que não estou preparado para ele. Me sinto confortável com o Debian? Então vou usa-lo pois tenho metas à cumprir e serviços esperando.

    Só para terminar, volto a falar que otários como os que citou fazem puxam TODA A COMUNIDADE para trás e eles ofedem não só usuários debian ou ubuntu, eles ofedem até mesmo os slackereiros, gentoozeiros, suseiros e outros, pois isso não leva seriedade aos profissionais que usam Linux no dia a dia. Infelizmente, idiotas tem em qualquer lugar, até em TI…

  2. Tiago said,

    on January 10th, 2008 at 12:04 am

    Achei que esse lance de briga de distribuição tinha acabado… nem perco tanto tempo mais lendo isso, uso tres distribuições Slackware, Debian, Ubuntu.

    Acredito que linux é tudo igual (derivado unix) não tem que existir qual é melhor ou não, e outra falar que o slack é atrasado pq tem que compilar tambem é errado, as vezes um cara que manja muito de slack, configura muito mais rapido o seu SO e bem mais enxuto. Defendo a filosofia de que vc tem que usar aquilo que vc se identifica melhor, e claro não se prender a só uma distribuição… Tive um exemplo a certo tempo atrás, cheguei em uma empresa para dar manutenção e era FREEBSD não apanhei tanto porque ele é um pouco parecido com slack, tenho em mente que quem mexe com linux tem sempre que estar por dentro das principais distribuições, pricipalmente as corporativas redhat e suse. Acho que é isso, e vao parar com essas briguinhas porra loka de que um é melhor que o outro pois tão se esquecendo que a base dessas distribuições são uma só (KERNEL LINUX)…

Post a comment