VirtualBox no Gentoo com Windows.

Posted on May 16th, 2007 in dia-a-dia,gentoo,linux,windows by tiengo

Depois de um longo e tenebroso inverno, literalmente, estou de volta. Ô cidadezinha mais indecisa com o clima, em um dia você tem todas as estações do ano e ainda inventa mais algumas. Mas agora tá mais quentinho, pra variar, to doente, mas tá de boa. =) Mas vamos ao que interessa…

Peguei o VirtualBox para testar esses dias e fiquei surpreso com o seu desempenho. Há muito tempo atrás eu usei o Vmware, é bom, mas não é digrátis =b. Para quem não conhece, corre no site http://www.virtualbox.org e dê uma olhada, é uma ótima alternativa para o Vmware para quem procura algo livre.

Resolvi instalá-lo aqui porque precisava rodar um programa de controle de fármacias que é de Windows, e já estava injuriado de toda hora ter que reiniciar só para rodá-lo. O Virtualbox é simples, prático e fácil ao alcance de qualquer mentalidade (feminina… como diria meu professor. Mas deixo bem claro que não tenho nada contra, só estou citando o que ele falava =b).

Com ele você apenas escolhe um arquivo a ser criado no HD do tamanho que você desejar, e este será a sua partição virtual. Ele já cria um arquivo com o tamanho que você quer de espaço virtual, ou ele aumenta na medida em que é utilizado, o que é muito útil para quem não tem HD em abundância. Escolhe a quantidade de RAM que deseja separar para o novo sistema operacional, lembrando que a quantidade sempre tem que ser menor do que a que você possui. =). E pronto, é só instalar o sistema operacional. Ele automaticamente já configura a rede entre o sistema virtual e o real, com direito a internet compartilhada.

Para quem precisa do acesso a todos os computadores da rede, como eu precisei, é necessário criar uma ponte (bridge) entre os dois sistemas. Com o Gentoo eu segui as dicas desse post e funcionou perfeitamente.

Para ficar melhor ainda, instalei o VirtualBox additions. Somente com ele eu consegui fazer o vídeo pegar resolução WideScreen, ele instala um driver para a placa de vídeo que suporta resoluções altíssimas.

Tá aí a dica para quem pensa em virtualização, há outras alternativas como o Qemu, mas não testei. Recomendo o VirtualBox, pelo menos atendeu as minhas necessidades. Abaixo tá um screenshot que tirei (cuidado, contém spoilers de Lost) =b.

3 Responses to 'VirtualBox no Gentoo com Windows.'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'VirtualBox no Gentoo com Windows.'.

  1. david said,

    on July 11th, 2007 at 12:21 am

    cara…que driver eh esse que aumenta a resolucao no virtual box….so pega ate 1024×760 aki…..me da uma luz por favor….me respodne via mail por favor…abracao!

  2. tiengo said,

    on July 11th, 2007 at 2:27 pm

    Fala David,
    Esse driver é uma imagem .iso que tem no site do VirtualBox. É só baixar e colocar pra usar essa imagem como CDROM nas opções do Sistema que você montou, e depois mandar rodar automaticamente o CD, caso o seu segundo sistema seja Windows. É tranquilo…
    O endereço direto é:
    http://virtualbox.org/download/1.4.0/VBoxGuestAdditions_1.4.0.iso

  3. Rony said,

    on March 26th, 2008 at 6:21 pm

    Cara, os Additions melhorou em 100% a maquina que eu estava usando, sem contar que estava precisando virtualizar uma máquina com Windows 2000 Server e não conseguia colocar para funcionar o video, agora estou conseguindo trabalhar sussegado… valeu cara

Post a comment